Quelônios do Juruá sofrem com a pesca predatória

Ícone de relógio ago 08, 2012

Técnicos ambientais da SOS Amazônia, em visita aos monitores de quelônios do Parque Nacional da Serra do Divisor (PNSD) e RESEX Alto Juruá, registraram denúncias e pedidos de providências contra a pesca predatória de quelônios (com uso de anzóis) nos locais de monitoramento.

De acordo com o colaborador ambiental, Leônicio Cerqueira, alguns monitores acusam o Senhor Valdelir Pinheiro, ex-morador do PNSD, de praticar novamente a pesca ilegal, a exemplo de 2010, quando ele pescou 18 tracajás somente na praia da Porongaba.

Segundo informações dos ribeirinhos, muitos pescadores de Marechal Thaumaturgo estão fazendo a pesca com batição no lago localizado na comunidade Porto Seguro, e que os filhotes também são alvos de exploração.

A situação causa desânimo aos monitores, que pedem para que o ICMBIO – Órgão Gestor do PNSD e da Resex – tome providências a respeito.  “Além de não respeitarem o nosso trabalho, ainda usam as piores práticas para capturar as matrizes de quelônios”, observa Leôncio Cerqueira.

Bovinos no barranco do rio Juruá

Outro problema apontado pelos monitores foi a presença de bovinos nos barrancos do rio Juruá. Durante o verão, os criadores liberam o gado para a pastagem em locais de monitoramento. Indignadas, as famílias que protegem os quelônios pedem aos órgãos competentes, medidas de repreensão contra esse tipo de ação. “Está difícil monitorar, pois o gado pisoteia as praias, os ninhos, e como se não bastasse, ainda dorme nas praias causando mais danos ainda ao local”, reclamam.

Para coibir essas práticas, os monitores pediram urgência também na divulgação do problema. Segundo eles, as placas de sinalização e os avisos por meio das rádios são uma forma de conscientizar as pessoas sobre a importância de proteger os quelônios.

A SOS Amazônia encaminhou ofício ao ICMBIO. Por telefone, o chefe da Resex Alto Juruá/Cruzeiro do Sul, Urbano Lopes, respondeu que “vai encaminhar procedimentos de fiscalização o mais rápido possível”.

Próximos posts

Ícone de folha de árvore Seja Voluntário SOS Amazônia

Tem sede de ajudar a mudar o mundo a sua volta?
Seja um voluntário SOS Amazônia, inscreva-se e em breve entraremos em contato

Ícone de folha de árvore Associe-se a SOS Amazônia

O seu apoio é fundamental para continuarmos a trabalhar pelo futuro da nossa floresta, rios, animais e da humanidade.
Afilie-se agora!

Ícone de folha de árvore Faça parte da equipe SOS Amazônia

Tem interesse em trabalhar na SOS Amazônia?
Nos envie seu currículo e faça parte da nossa base exclusiva de currículos


Ícone de folha de árvore Seja Parceiro SOS Amazônia

Tem sede de ajudar a mudar o mundo a sua volta?
Seja um voluntário SOS Amazônia, inscreva-se e em breve entraremos em contato