Projeto garante assistência técnica a comunidades ribeirinhas

Ícone de relógio jul 24, 2012

A S.O.S. Amazônia iniciou, recentemente, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), projeto de Assistência Técnica Rural, que vai beneficiar as comunidades do Vale do Juruá.

Dentre os objetivos, a iniciativa oferece serviços de assistência técnica e extensão rural para ‘Transição Agroecológica, Organização Social e Gestão da Propriedade’, por meio de atividades individuais e coletivas, abrangendo as comunidades de difícil acesso, como as do rio Juruá Mirim (Prainha I, Santo Antônio, Bahia, Formigueiro e Vista Alegre), e as do rio Juruá (Carlota, Mujú, Grajaú, Reforma, Besouro, praia da amizade, Muju, Pucalpa I e Nova Cintra).

Inicialmente, as reuniões e visitas técnicas têm a finalidade de  elaborar um diagnóstico das Unidades de Produção Familiar (UPF) e destacar a necessidade de alternativas que visem a melhoria da produção rural, de olho no uso sustentável dos recursos naturais, ambientais, sociais e econômico.

“Sempre falamos sobre a importância de as comunidades se organizarem através de uma associação, pois muitas não sabem nem o que é assistência técnica. Abordamos também a questão do destino do lixo e alternativas sustentáveis, como por exemplo, o enriquecimento do solo com o uso de leguminosa”, comenta a técnica ambiental da SOS Amazônia, Gleiciane Oliveira.

Há um ano a S.O.S. Amazônia desenvolve ações de incentivo à produção sustentável, com apoio do PROACRE, programa executado pelo governo do Acre, com  financiamento do  Banco Mundial.  Com o MDA, o projeto prevê alcançar 800 famílias. Até agora, 410 já foram visitadas.

Próximos posts

Ícone de folha de árvore Seja Voluntário SOS Amazônia

Tem sede de ajudar a mudar o mundo a sua volta?
Seja um voluntário SOS Amazônia, inscreva-se e em breve entraremos em contato

Ícone de folha de árvore Associe-se a SOS Amazônia

O seu apoio é fundamental para continuarmos a trabalhar pelo futuro da nossa floresta, rios, animais e da humanidade.
Afilie-se agora!

Ícone de folha de árvore Faça parte da equipe SOS Amazônia

Tem interesse em trabalhar na SOS Amazônia?
Nos envie seu currículo e faça parte da nossa base exclusiva de currículos


Ícone de folha de árvore Seja Parceiro SOS Amazônia

Tem sede de ajudar a mudar o mundo a sua volta?
Seja um voluntário SOS Amazônia, inscreva-se e em breve entraremos em contato