Evento no Peru apresenta resultados finais do Projeto Acre-Ucayali

Ícone de relógio jul 09, 2012

Aconteceu nos dias 5 e 6 de julho, no auditório da Faculdade de Medicina do Peru, em Pucallpa, oficina para apresentação dos resultados finais do Projeto Acre-Ucayalique tem apoio financeiro da OTCA e da GIZ – no contexto de integração e desenvolvimento fronteiriço, a fim de socializar as realizações, dificuldades e desafios vivenciados pelo projeto.

A Fundação ProNaturaleza foi quem realizou  o evento, com o apoio dos governos de Ucayali e Acre, S.O.S. Amazônia e Comissão Pro -Índio (CPI/Ac).

A oficina foi dividida em quatro momentos: 1. Definição da agenda política dos governos do Acre e Ucayali; 2. Apresentação dos resultados do projeto, com foco nas lições aprendidas e a contribuição dessa integração fronteiriça; 3. Trabalho em grupos explorando as temáticas: ‘Os povos indígenas e conservação da biodiversidade’, e ‘Desenvolvimento econômico sustentável’; 4. Definição dos próximos passos e assinatura dos Acordos de Lei.

Participaram também do encontro, a Organização para o Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) e Cooperação Técnica Alemã (GIZ). Além de líderes indígenas e comunidades tradicionais do Acre.

Saiba mais sobre o Projeto  Acre-Ucayali            

Desde 2003, os governos de Ucayali e Acre promovem diferentes espaços de diálogo e consulta sobre questões de integração e desenvolvimento fronteiriço que contribuem para o desenvolvimento e bem-estar das populações fronteiriças.

Em 2005, as instituições da sociedade civil, Fundación Peruana para la Conservación de la Naturaleza – ProNaturaleza, Instituto del Bien Común (IBC), The Nature Conservancy (TNC), SOS Amazônia e Comissão Pro-índio (CPI/Ac), criaram uma Agenda Binacional para abordar tópicos sobre os povos indígenas, o desenvolvimento econômico sustentável e conservação da biodiversidade.

Em 2006, no contexto da integração do Acre – Ucayali foi necessário incluir uma agenda de governo, com diretrizes ambientais e sociais, que se tornou uma realidade com a introdução do Fórum de Integração Fronteiriça Acre-Ucayali (FIFAU). Este fórum foi apoiado pela ProNaturaleza, TNC, SOS AMAZÔNIA e CPI do Acre como um espaço de intercâmbio, reflexão e de ação. O objetivo era reforçar a cooperação, integração e desenvolvimento da região Ucayali e do estado do Acre. Instituições públicas e privadas, povos indígenas e a sociedade civil também tiveram uma participação ativa no Fórum.

Dois espaços de coordenação binacional (Ucayali – Acre) vinham funcionando. Um deles, o Grupo de Trabalho para a Proteção Transfronteiriça da Serra do Divisor e Alto Juruá (Brasil – Peru) – GTT, instituído em abril de 2005 para desenvolver um plano binacional para a conservação das áreas protegidas localizadas na fronteira. Outro é o Grupo de Trabalho de Integração Corporativa Político do Acre e Ucayali (Brasil – Peru), criado em abril de 2009, que consiste principalmente de representantes do Governo do Estado do Acre, Regional de Ucayali e os empresários de ambas as regiões.

Em 2010 foi criado no Ucayali, o Comité Regional para o Desenvolvimento da Fronteira Ucayali (CRDFU) composto por representantes de instituições públicas e privadas, câmaras de comércio, organizações indígenas, associações profissionais, universidades e sociedade civil. Enquanto do lado do Acre, em 2011 estabeleceu a Comissão da Fronteira Integrada (CGIFA), constituídos principalmente por representantes de instituições públicas.

Próximos posts

Ícone de folha de árvore Seja Voluntário SOS Amazônia

Tem sede de ajudar a mudar o mundo a sua volta?
Seja um voluntário SOS Amazônia, inscreva-se e em breve entraremos em contato

Ícone de folha de árvore Associe-se a SOS Amazônia

O seu apoio é fundamental para continuarmos a trabalhar pelo futuro da nossa floresta, rios, animais e da humanidade.
Afilie-se agora!

Ícone de folha de árvore Faça parte da equipe SOS Amazônia

Tem interesse em trabalhar na SOS Amazônia?
Nos envie seu currículo e faça parte da nossa base exclusiva de currículos


Ícone de folha de árvore Seja Parceiro SOS Amazônia

Tem sede de ajudar a mudar o mundo a sua volta?
Seja um voluntário SOS Amazônia, inscreva-se e em breve entraremos em contato