Oficina Plano de Gestão da APARIS

Ícone de relógio jun 18, 2012

Aconteceu nos dias 13 e 14 de junho, no auditório da Ceasa, oficina sobre a construção do Plano de Gestão da Área de Proteção Ambiental Raimundo Irineu Serra – APARIS .
Realizada pela SOS Amazônia em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia) e o Via Verde Shopping, a oficina teve como objetivos analisar como as entidades públicas que atuam na APA estão trabalhando; identificar as entidades que ainda não atuam, mas que são de grande importância para a APA; e definir a visão que desejam para a APA daqui a cinco anos.
O Plano de Gestão da APARIS é dividido em três fases. A primeira, que consiste na sistematização das informações e diagnóstico de toda área, vem sendo trabalhada desde agosto de 2011, com encerramento previsto para agosto de 2012. A LGR Empreendimentos é quem apoia financeiramente esta fase, por meio de uma compensação ambiental (construção do Via Verde Shopping).

“A elaboração da primeira etapa do Plano de Gestão da APARIS é um importante passo para a comunidade residente da APA que terá um documento norteador de diretrizes e normas, no qual certamente vai possibilitar uma convivência harmônica com a natureza”, observa Cida Lopes, secretária técnica da SOS Amazônia.

Entre as prioridades, a segunda fase vai intensificar as ações por meio da ampliação do conhecimento e da proteção da biodiversidade, definição do zoneamento e das normas ambientais, e capacitação de agentes ambientais. Enquanto a terceira vai constituir o produto final, que é o Plano de Gestão da APARIS, que vai oferecer direcionamento aos gestores públicos e ao Conselho Gestor Deliberativo.
“O Plano de Gestão é o que vai dar direcionamento às ações. É o instrumento capaz de dizer ao gestor como trabalhar na área de proteção ambiental, os resultados que vai alcançar, e que mudanças vão acontecer em um determinado período. Nesse momento, nós já temos condições de expor os pontos negativos e positivos da APA , o mapeamento das áreas homogêneas e o diagnóstico socioambiental, que possibilita o retrato exato da comunidade. Todas essas informações estão norteando essa oficina para a construção do Plano de Gestão”, destaca o biólogo, consultor científico em plano de gestão e moderador da oficina, Roberto Antonelli.
A Secretária da Semeia, Sílvia Brilhante, pontuou a importância da APA para Rio Branco pelo fato de ser a única unidade de conservação municipal do Acre.
“É muito importante dotar a APA dos instrumentos de gestão que uma Unidade de Conservação requer, tais como o Conselho já implantado no ano de 2005 e a construção do Plano de Gestão. Principalmente porque é a única unidade de conservação municipal do Estado. Há muito tempo vínhamos elaborando projetos para captação de recursos, mas foram tentativas que não tiveram êxito. Então, com a instalação do Via Verde Shopping, fizemos a primeira compensação ambiental do Estado, um ganho muito importante para o nosso município. Foi essa parceria público privada que possibilitou a elaboração do Plano de Gestão, que vai orientar a partir de informações técnicas, com a participação da comunidade, as políticas públicas que serão desenhadas para aquela localidade”, disse.
O morador e diretor da Escola Mestre Irineu Serra, Luciano Farias, expõe que a comunidade está cada vez mais atenta ao uso do território da APA. “Depois que começamos as atividades do Plano de Gestão, já conseguimos perceber que os moradores estão mais conscientes em relação ao uso sustentável do território. Apesar de serem propriedades particulares, quando os moradores percebem que vivem dentro de uma área de proteção ambiental passam a cuidar melhor do lugar onde vivem, cuidam melhor do lixo que produzem, ou seja, passam a dar um tratamento diferenciado para suas propriedades. Naturalmente que esse Plano de Gestão nos trará muitos benefícios. Não se trata de algo que trará melhorias em curto prazo, mas já tem feito mudanças na região”, observa.
APARIS -leia mais

 

Próximos posts

Ícone de folha de árvore Seja Voluntário SOS Amazônia

Tem sede de ajudar a mudar o mundo a sua volta?
Seja um voluntário SOS Amazônia, inscreva-se e em breve entraremos em contato

Ícone de folha de árvore Associe-se a SOS Amazônia

O seu apoio é fundamental para continuarmos a trabalhar pelo futuro da nossa floresta, rios, animais e da humanidade.
Afilie-se agora!

Ícone de folha de árvore Faça parte da equipe SOS Amazônia

Tem interesse em trabalhar na SOS Amazônia?
Nos envie seu currículo e faça parte da nossa base exclusiva de currículos


Ícone de folha de árvore Seja Parceiro SOS Amazônia

Tem sede de ajudar a mudar o mundo a sua volta?
Seja um voluntário SOS Amazônia, inscreva-se e em breve entraremos em contato