ATER no Juruá

Ícone de relógio mar 01, 2012

Seminário de Avaliação dos Serviços de ATER no Juruá

Desde março de 2011, a partir de parceria com a Secretaria de Estado de Agroextrativista e Produção Familiar e recursos do PROACRE,  a S.O.S AMAZÔNIA realizou assistência técnica e extensão rural (ATER) junto a 204 famílias ribeirinhas  do rio Juruá das comunidades do Lago do Mujú (Cruzeiro do Sul), Praia da Amizade (Rodrigues Alves), Foz do Grajaú (Porto Walter) e Triunfo (Marechal Thaumaturgo).

Nas  612 visitas técnicas aos produtores (3 visitas individuais a cada unidade familiar)  os técnicos da SOS Amazônia,  orientaram procedimentos e praticas para manutenção e melhoria da produção agropecuária e extrativista,  e promoveram  oficinas, capacitações e intercâmbios sobre  temáticas variadas para atualizar e ampliar o conhecimento dos produtores e suas famílias, com destaque para o  aproveitamento de cascas e talos de alimentos produzidos na unidade familiar, produção da multimistura para o combate a desnutrição infantil,  formação de lideranças, praticas agrícolas e inovações tecnológicas como a produção e uso de bio-inseticida e educação ambiental. Neste processo a S.O.S. Amazônia contou com parcerias importantes como as  Comissões  Pastorais  da Criança e da Terra, Secretárias de Saúde e de Meio Ambiente do Municipio de Marechal Thaumaturgo, a EMBRAPA e a Universidade Federal do Acre – UFAC, através da  realização de  palestras e dias de campo.

Nos dias 05 e 06 de março de 2012, a SOS Amazônia estará realizando o Seminário de Avaliação dos Serviços de ATER no Juruá, nesse seminário estarão presentes representantes das comunidades atendidas pela instituição, que terão a oportunidade de avaliarem as atividades realizadas pela instituição. Foram convidados também os representantes das prefeituras municipais dos 4 municipios e gestores de órgãos públicos do setor agrícola  e ambiental.

A SOS Amazônia atua na região do Vale do Rio Juruá no Acre,  desde 1994, sempre com foco na conservação da biodiversidade. A partir de  2004,  para incrementar processo de transição dos atuais sistemas de produção e adoção de um modelo desenvolvimento rural sustentável,  passou a desenvolver assistência técnica e extensão rural (ATER)  junto à famílias residentes as margens do Rio Juruá e no entorno do Parque Nacional da Serra do Divisor.

Próximos posts

Ícone de folha de árvore Seja Voluntário SOS Amazônia

Tem sede de ajudar a mudar o mundo a sua volta?
Seja um voluntário SOS Amazônia, inscreva-se e em breve entraremos em contato

Ícone de folha de árvore Associe-se a SOS Amazônia

O seu apoio é fundamental para continuarmos a trabalhar pelo futuro da nossa floresta, rios, animais e da humanidade.
Afilie-se agora!

Ícone de folha de árvore Faça parte da equipe SOS Amazônia

Tem interesse em trabalhar na SOS Amazônia?
Nos envie seu currículo e faça parte da nossa base exclusiva de currículos


Ícone de folha de árvore Seja Parceiro SOS Amazônia

Tem sede de ajudar a mudar o mundo a sua volta?
Seja um voluntário SOS Amazônia, inscreva-se e em breve entraremos em contato